top of page

SEJAM TODOS e TODAS BEM-VINDOS, BEM VINDAS!

          

                    O cenário e o tema  de Crise fez parte dos estudos e análises de Edmund Husserl (1859-1938). As suas análises filosóficas dirigiram interesse para “a crise das ciências” europeias que foi materializado nas obras A Crise da Humanidade e a Psicologia, A Crise da Humanidade Européia e a Fenomenologia Transcendental e Europa: Crise e Renovação. O tema da crise em Husserl é muito atual e nos ajuda a compreender o quê ocorre e como ocorrem as crises, quais os sentidos que elas carregam. 

              Os anos de 2019, 2020 e 2021 tem se caracterizado por constante e sinuoso cenário de Crise, ao mesmo tempo em que emergem ideais de esperança, de lutas e de superação de desafios, principalmente naqueles que se dirigem a garantia dos Direitos Humanos, Direitos à Vida e ao Exercício Profissional livre de dogmas e pseudoideologias. 

          O agravamento do cenário de crise em nível mundial da Pandemia ocasionada pelo SARS-COV-19 tem exigido de nós profissionais das áreas de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde uma luta constante pelo respeito e pelo reconhecimento de nossos fundamentos, valores e intervenções. As Ciências Humanas foram alvejadas por inúmeros ataques diretos calcados em análises simplistas e aleatórias. Há diante desse cenário de crise um interesse de enfraquecer as ciências, principalmente as Ciências Humanas e Sociais.

                   Crise sanitária, crise política, crise econômica e crise de valores são evidências apodíticas que permitem aos pesquisadores da Fenomenologia buscar o (des)cobrimento do que está encoberto. A Pandemia revela então inúmeras possibilidades de análise, iniciando-se pela análise da naturalização dela mesma e da luta pela vida diante de um contexto de morte.   

                          Diante deste breves elementos convidamos a  comunidade acadêmica e profissional interessada em Fenomenologia, Psicologia Fenomenológica e FIlosofia da Existência a participar do evento apresentando suas reflexões e análises.

                  Nós, integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Fenomenologia e Psicologia Fenomenológica - GEPFPF da UFMA, ratificamos nosso compromisso ético, político e profissional dos Psicólogos.

        O III Encontro Nacional de Fenomenologia, Psicologia Fenomenológica e Filosofias da Existência proporcionará aos participantes encontros, reflexões, diálogos e o compartilhamento de estudos, pesquisas e vivências em torno dos fenômenos humanos e sociais. O evento integra o VIII Encontro Ludovicense de Fenomenologia, Psicologia Fenomenológica e Filosofias da Existência evento que deu origem ao encontro nacional e que mantém suas bases.

            A cada ano são selecionados professores e pesquisadores que tem grande representatividade e importância no Movimento Fenomenológico local, nacional e internacional. Todos os esforços são dirigidos para que a Psicologia Fenomenológica seja cada vez mais conhecida e suas contribuições disseminem-se tanto na Psicologia como para outras áreas do conhecimento valorizando em especial a proposta husserliana de valorização da vida, da consciência, das vivências e das ciências.

               O evento também tem a intenção de privilegiar o diálogo com as Filosofias da Existência e abordagens contemporâneas da Psicologias.

            Os recursos são oriundos do investimento que cada participante faz ao se inscrever e a Comissão Organizadora tem dirigido todos os esforços para obter financiamento junto a agências de fomento, a UFMA e a outros apoiadores. Todos os esforços consistem em possibilitar que as pessoas, suas ideias e modos de intervenção e atuação profissional sejam conhecidos.

                     

                                              A Comissão Organizadora.

INFORMAÇÕES GERAIS

LOCAL DE REALIZAÇÃO: Plataforma Google Meets e Canal no You Tube

O evento será realizado on line e a plataforma que será informada a cada inscrito.

 

 

Formato do evento: on line

 

Webconferências

 

Retângulo de conversas 

Comunicações orais

Minicursos e Grupos de Trabalho:

CONHEÇA SÃO LUÍS DO MARANHÃO

ASSISTA E FAÇA UM TOUR PELO VÍDEO

         

        

                    

   

 

 

Terra à Vista

Conheça o folclore maranhense através do clássico bela mocidade

Esperamos contar com a participação de todos vocês.

Bem vindos, bem vindas!

 

Prof. Dr. Jean Marlos Pinheiro Borba

Coordenador Geral/Líder do GEPFPF/GEPSIAA's

jean.marlos@ufma.br

encontrofenomenologiasaoluis@gmail.com

Se assim estiver certo, resultaria daí a Psicologia

estar mais chegada à Filosofia – por meio da Fenomenologia –

em virtude de razões essenciais, e o seu destino continuar

intimamente ligado a ela, apesar de ser verdade que a Psicologia

não é nem pode ser Filosofia, tão pouco como Ciência Física"

 

 

(EDMUND HUSSERL, A filosofia como ciência de

 

rigor, 1965)

bottom of page