top of page
Jean Marlos02_edited.jpg

SEJAM TODOS e TODAS BEM-VINDOS, BEM VINDAS!

          

       Em 2018 os integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Fenomenologia e Psicologia Fenomenológica - GEPFPF da UFMA, após seleção dos textos báisocos e de comentadores deram início ao estudos sobre a  Consciência do Tempo em Husserl, buscando conhecer as origens das inquietações husserlianas sobre o tempo. Essa inquietação foi determinantes para a escolha do tema central do evento. Nesse sentido, sabemos que a Temporalidade é juntamente com a a Intencionalidade pedras angulares para a compreensão dos fenômenos. 

 

        O II Encontro Nacional de Fenomenologia, Psicologia Fenomenológica e Filosofias da Existência proporcionará aos participantes encontros, reflexões, diálogos e o compartilhamento de estudos, pesquisas e vivências em torno dos fenômenos humanos e sociais. O evento integra o VIII Encontro Ludovicense de Fenomenologia, Psicologia Fenomenológica e Filosofias da Existência evento que deu origem ao encontro nacional e que mantém suas bases.

            A cada ano são selecionados professores e pesquisadores que tem grande representatividade e importância no Movimento Fenomenológico local, nacional e internacional. Todos os esforços são dirigidos para que a Psicologia Fenomenológica seja cada vez mais conhecida e suas contribuições disseminem-se tanto na Psicologia como para outras áreas do conhecimento valorizando em especial a proposta husserliana de valorização da vida, da consciência, das vivências e das ciências.

            Os recursos são oriundos do investimento que cada participante faz ao se inscrever e a Comissão Organizadora tem dirigido todos os esforços para obter financiamento junto a agências de fomento, a UFMA e a outros apoiadores. Todos os esforços consistem em possibilitar que as pessoas, suas ideias e modos de intervenção e atuação profissional sejam conhecidos.

         Por meio da chamada de editais da FAPEMA AREC 2019, este ano, o evento terá apoio desta agência de fomento.

      Em 2019 o Tempo será o fenômeno que norteará a compreensão de outros fenômenos clínicos e psicopatológicos  sempre possibilitando o diálogo entre Psicologia e a Filosofia e outras áreas do conhecimento.

             A imagem utilizada na divulgação do evento marca a relação da Psicologia e da Filosofia com o Tempo. A imagem central é de domínio público e faz referência as obras do pintor Salvador Dali. A outra referência é a obra do artista maranhense Marçal Athaíde "TEMPO".

           

        

                    

   

Esperamos contar com a participação de todos vocês.

Bem vindos, bem vindas!

 

Prof. Dr. Jean Marlos Pinheiro Borba

Coordenador Geral/Líder do GEPFPF/GEPSIAA's

jean.marlos@ufma.br

encontrofenomenologiasaoluis@gmail.com

fapemagoverno do maranhao.jpg

Se assim estiver certo, resultaria daí a Psicologia

estar mais chegada à Filosofia – por meio da Fenomenologia –

em virtude de razões essenciais, e o seu destino continuar

intimamente ligado a ela, apesar de ser verdade que a Psicologia

não é nem pode ser Filosofia, tão pouco como Ciência Física"

 

 

(EDMUND HUSSERL, A filosofia como ciência de

 

rigor, 1965)

bottom of page