top of page
IMG_7438.JPG

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Fenomenologia e Psicologia Fenomenológica – GEPFPF surgiu em 2006 por iniciativa de um grupo de psicólogos, discentes e docentes da Universidade Federal do Maranhão e de outras instituições iniciaram estudos buscando aprofundar os fundamentos filosóficos da Psicologia Fenomenológico-existencial. Ao longo de anos a intenção central tem sido o aprofundamento teórico, a realização de pesquisas, a troca de experiências e as relações que estabelece entre seus membros. Por um período de dois anos não correram atividades. Em  2009 foram retomadas as reuniões de estudo. No ano de 2010 o GEPFPF teve seu registro do Grupo no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

O grupo não segue o mesmo padrão de outros grupos de estudos e pesquisas (quanto a forma de ingresso e saída. O que os define é a intenção de participar), nem tampouco limitasse apenas a orientações e projetos aprovados por agências de fomentos, mas mantém independência, pois tem como propósito incentivar a autonomia, liberdade, aprofundamento e o rigor metodológico, que é iniciado com a aproximação dos membros com o pensar e com a apropriação do saber, sem necessária vinculação à contrapartida financeira ou seletivo para ingresso.

Discentes, docentes e profissionais são orientados a elaborar seus projetos individuais ou em grupo dos temas de seu interesse tem como base os fundamentos da fenomenologia e das filosofias da existência. Essa metodologia de trabalho tem possibilitado uma ampliação dos estudos, ratificação da liberdade, da responsabilidade, do espírito de colaboração e autonomia entre seus membros.

A metolodologia de trabalho do grupo consiste na recuperação, sistematização, leitura e discussão de obras clássicas da fenomenologia, preferencialmente estudos husserlianos, de fenomenologias e filosofias da existência, bem como elaboração de projetos de pesquisa e planos de trabalhos.

Uma das intenções do grupo é congregar pesquisadores discentes e docentes que tem a fenomenologia, as filosofias da existência e a teoria crítica como campos teórico-metológico de compreensão e análise dos fenômenos.

Após os estudos os discentes-pesquisadores são orientados a sistematizar suas pesquisas de modo a apresentá-las aos colegas do grupo e sendo incentivadas a submissão de trabalhos em encontros científicos, escrita de capítulos de livros, ensaios e artigos em periódicos.

O acompanhamento dos alunos realizado pelos docentes, prima pela liberdade e pela responsabilidade na condução das atividades de iniciação científica, tendo sempre clareza dos fundamentos éticos e nas normas que orientam a realização de projetos e trabalhos acadêmicos.

Atualmente o grupo é composto por profissionais, pesquisadores discentes e docentes locais, nacionais e internacionais.

Se você se interessa por fenômenos clínicos, psicopatológicos e psicossociais que afetam o homem e a sociedade, numa perspectiva qualitativa e não-experimental, bem como tem interesse em realizar estudos e pesquisas que investiguem a relação do homem com a natureza, o mundo, as tecnologias e outros fenômenos com rigor e a seriedade da pesquisa qualitativa, participe!

 

Prof. Dr. André Vinícius Dias Senra - IFRJ

Prof. Dr. Jean Marlos Pinheiro Borba - DEPSI- UFMA

  Prof. Dr. Aquiles Cortes Guimarães (in memorian) IFCS/UFRJ

Visão:

 Promover o aprofundamento e a disseminação da Fenomenologia, das Filosofias da Existência e da Psicologia Fenomenológica por meio de atividades de ensino, a pesquisa e a extensão integrando profissionais, discentes e docentes interessados na Fenomenologia.

 

Missão:

 Desenvolvimento pessoal e profissional de seus membros e colaboradores contribuindo apara a formação em psicologia das instituições locais, regionais e nacionais.

 

Valores:

Integração, Respeito, Ética, Liberdade, Alteridade e Responsabilidade.

Pesquisas realizadas:

Psicologia, cultura do endividamento e cultura do consumo: reflexões sobre o mundo-da-vida contemporâneo (PIBIC 2013-2015)

Dos atores aos atos, dos atos aos atores: mapeamento e construção da história do movimento fenomenológico-existencial no Estado do Maranhão. História da Fenomenologia e do Existencialismo no Maranhão. (PIBIC 2013-2015)

Extensão realizada:

Ampliando a Consciência, reduzindo as desigualdades: (des) cobrindo a ditadura da felicidade via promessas de endividamento e consumo de “coisas” com famílias em situação de risco social e/ou baixa renda.(2012-2013)

 

Projetos de pesquisa em andamento: 

Terapia Assistida com Animais - TAA uma alternativa para a formação em Psicologia: um estudo fenomenológico (processo número 23115.007026/2014-09) realizado atualmente pelos membros do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Saúde e Intervenções Assistidas por Animais – GEPPSIAA´s com quem mantém relação direta.

 

Eventos realizados:

Abril/2018 – I Encontro Internacional de Psicologia Fenomenológica/VII Encontro Ludovicense de Fenomenologia, Psicologia Fenomenológica e Filosofias da Existência.

 

Encontros Ludovicense de Fenomenologia, Psicologia Fenomenológica e Filosofias da Existência (abril - 2011/2012/2013; 2014/2015/2016/2017/2018)

 

Palestra com pesquisadores nacionais

 

Ciclos de Estudos sobre Alteridade e Intersubjetividade - Evento interno ao Encontro Humanístico do CCH-UFMA: (I Nov. 2012; II Nov. 2013; Nov. 2014)

 

Círculo de Estudos fenomenológicos

 

bottom of page